quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A culpa é dos pontos corridos?

Duas rodadas para o fim do Brasileirão 2010 e só se fala numa coisa: entregar ou não entregar? mala branco ou preta? e outros questionamentos que são feitos para justificar uma possível derrota de um time, vitória de outro... enfim, aqueles que vivem o e do futebol elaboram inúmeras teses para justificar ou condenar as atitudes daqueles envolvidos nas polêmicas.

Na última rodada, o São Paulo, que nada almeja no certame, "atendeu" o pedido da própria torcida e foi derrotado pelo Flu. Para os corinthianos, o São Paulo meio que "entregou" o jogo para não beneficiar o rival na briga pelo título. Lembrando que, no ano passado, o próprio Corinthians "entregou" ou não se esforçou muito para vencer o Flamengo nas últimas rodadas do Brasileirão, não ajudando o São Paulo na mesma luta pelo título.

Historicamente, o Brasil possui rivalidades regionais que ultrapassam o limite das quatro linhas, tendo em vista a richa existente entre torcidas, jogadores e, principalmente, dirigentes. A rivalidade tange o futebol brasileiro desde o seu primórdio com os grandes jogos entre as seleções estaduais. As rivalidades nos anos 40 e 50 eram entre os combinados paulistas, mineiros, cariocas, gaúchos e assim por diante. As situações poderiam ocorrer da mesma forma nos dias de hoje, mudando as rivalidades.

Então, qual seria a solução para o fim da dúvida?! Pra mim, não precisamos de solução! O Goiás, mesmo estando entre os últimos colocados, conseguiu tirar dois pontos do Flu em pleno o Engenhão dando oportunidade do Corinthians ser campeão. Porém, na rodada seguinte, o time paulista não saiu do empate contra o Vitória, no Barradão, enquanto o Flu goleou o fraco São Paulo e voltou a liderança. Ou seja, nenhum dos envolvidos na briga pelo título pode reclamar dos rivais por não os ajudar na conquista do caneco. As oportunidades cansaram de aparecer! Quem as aproveitasse, não teria que choramingar no fim.

Um abraço,
Nelsinho Lima.

5 comentários:

  1. Concordo que todos os que estão na disputa desperdiçaram chances excelentes de, agora, já estarem com o título. É aquela velha impressão de que ninguém quer ser campeão... Pra quem torce, isso é uma tortura!
    Sobre o sistema de pontos, a gente fica diante de uma opção ingrata: um campeonato mais emocionate ou mais justo e que premia a regularidade? É uma questão difícil e que nunca gerará o consenso. Tudo bem que a emoção é o combustível do esporte e, principalmente, do futebol, mas havemos de convir que muita gente já levantou o caneco do Brasileirão no passado sem merecer.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você.
    O problema é que as pessoas - leia-se Globo - que comandam o futebol brasileiro acham que esse formato de disputa não trás emoção - leia-se Ibope - suficiente para o torcedor.

    Cara, se o mata-mata continuasse, apenas 8 times brasileiros estariam na ativa e esse número iria diminuindo gradativamente. Esse formato é o mais correto, o mais rentável e o mais emocionante tb.. o tal do entrega é para desestabilizar o formato.

    Vlw, pelo comentário..
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. não concordo nem discordo..mt pelo contrario..

    ResponderExcluir
  4. AHshSHAHSAHshAsha..

    FDP!

    Num fode, rapa.. só pode comentar quem tem mais de 45 pontos!

    ResponderExcluir