sábado, 19 de fevereiro de 2011

A decadência do futebol italiano

Nos acostumamos a ver os grandes times da Itália lutando pelos grandes títulos europeus e mundiais. Juventus, Milan e Inter mostraram, principalmente na década de 90, que a Itália poderia se tornar o centro do futebol mundial. Seus clubes fariam com que a Série A se tornasse o melhor campeonato do mundo. Até podemos dizer que a Juventus e o Milan da década de 90 foram dois dos melhores times do mundo facilmente, mas o tempo passou e podemos dizer que os times italianos não.


Gattuso, em "Um dia de Fúria", agride Joe Jordan na derrota do Milan, para o Tottenham, em Milão.

Tirando a Inter de Milão, que alcançou um sensacional título europeu na temporada na passada comanda por José Mourinho, o Calcio não conta com a força de outrora. Na Liga dos Campeões, tirando a já citada Inter, o restante dos candidatos italianos não transmitem muita força perante seus oponentes. Vimos a Roma, um time com nome, de camisa, jogando em sua casa, perde para o bom time do Shakhtar, da Ucrânia, algo pouco provável anos atrás. Outro resultado decepcionante foi a derrota do líder da Série A, o Milan, com Robinho e Ibra no time titular, perde para o Tottenham em pleno San Ciro.


Mas não só os resultados da temporada atual comprovam o declínio italiano. A Champions mostrou, algumas temporadas atrás, o abismo existente entre, por exemplo, a Premiere League e a Série A, quando Manchester United e Milan se enfrentaram pelo mata-mata da competição. Após um primeiro jogo disputado, o Milan foi a Manchester em busca da classificação, acreditando que seria capaz de desbancar um dos melhores times do mundo. Ledo engano. O resultado final foi um goleada acachapante dada pelos donos da casa, semelhante a goleada dada em outro time italiano, a Roma, em uma temporada anterior.


A Roma perdeu para o Shakhtar, em Roma, e está prestes a ser eliminada da Champions.

Os resultados são pouco expressivos em temos continentais e o resultado do enfraquecimento poderá ser visto rapidamente com a retirada de uma das vagas italianas para a Champions League para a Bundesliga. Apesar do alto poder econômico e político, os times italianos perderam usa identidade. Apesar de possuir bons jogadores, seus times não são mais temidos pelos demais. Infelizmente, o futebol italiano parou no tempo e a volta dos bons resultados está sujeita a formação de novos jogadores, com qualidade suficiente para levar seus clubes ao sucesso, seja em termos nacionais ou continentais.

É isso que esperam os torcedores italianos e os amantes do futebol.

Um grade abraço, 
@Nelsinho_Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário