terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tottenham e City: Mais dois no grupo dos Grandes...

O campeonato inglês desse ano está claramente diferente. Apesar de contar com três dos quatro grandes na liderança - o chamado Big Four -, o certame não apresenta aquele domínio de anos anteriores, onde os líderes apenas perdiam pontos quando se enfrentavam e o máximo que os outros times conseguiam era um simples empata. Uma vitória era muito rara!

Nessa temporada, para dar um exemplo de resultado surpreendente, o Chelsea fora goleado em casa pelo Surdenland. O Manchester United, apensar de invicto, empatou oito vezes. O Arsenal, como sempre, ameaça deslanchar, mas sempre "treme" na hora de decidir. O Chelsea de Ancellotti está em crise e o cargo do treinador está por um fio. O Liverpool está longe da disputa do título por ter acreditado em um técnico inexpressivo e por viver constantes crises políticas e financeiras.


Por isso, 2010/2011 apresenta dois times que entraram definitivamente do grupo dos grandes clubes ingleses. O Manchester City entrou não por causa da sua história ou por contar com um grande número de torcedores. É grande por causa do dinheiro investido por seus proprietários. Contratações milionárias como Balotelli, David Silva, Yaya Toure, Kolarov e somados a Tevez, Barry e Hart tornam os "Citizers" grandes candidatos ao título. Resta-nos saber se Roberto Mancini será capaz de lidar com tantos craques e seus egos.


O outro que apareceu e se estabeleceu nesse grupo é o Tottenham. Os "Spurs" já fizeram uma sensacional campanha na temporada passada conquistando a última vaga inglesa para a Champions. Nessa temporada, o técnico Harry Redknapp armou um esquema de jogo inteligente, assegurando que as principais peças da equipe sejam eficientes. Com a contratação de Van der Vaart e a excepcional temporada da revelação Garth Bale, o time do Norte de Londre se mantém na briga pelo título inglês e, principalmente, conquistou uma vaga para a próxima fase da Champions League deixando em segundo lugar, no seu grupo, a atual campeã Inter de Milão.


Vejo uma espécie de nivelamento dos times no campeonato inglês. Os grandes não estão com a força que tinham antes, não são tão temidos como em outras temporadas. Já os emergentes estão começando a acreditar que podem chegar ainda mais longe na principal competição nacional. Esse nono cenário é ótimo para quem gosta de futebol e para quem gosta do campeonato inglês.

Um grande abraço,
Nelsinho Lima.

@Lima_Nelsinho

4 comentários:

  1. No meu ponto de vista o nivelamento do futebol inglês vem devido as contratações estrangeiras, muitas equipes investiram pesado nesse ponto!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, cara.

    Hoje, o futebol inglês é que mais importa jogadores. Isso só qualifica o nível dos clubes, porém complica a renovação da seleção ingles.

    Vlw pelo comentário.
    Grande abraço,
    Nelsinho Lima.

    ResponderExcluir
  3. Nelsinho, seu link já foi adicionado.
    Valeu pelo elogio.
    Abração e boa sorte.

    Rodrigo Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Carvalho, obrigado por aceitar a parceria.

    Vou adicionar o seu link.. grande abraço.
    Nelsinho Lima.

    ResponderExcluir