segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Obrigado por tudo, Fenômeno!

De São Cristovão para o Mundo! Hoje, Ronaldo Nazário de Lima, 36 anos de muito futebol e uma história que, com toda certeza, ficará entre as principais do futebol mundial. Melhor jogador da Fifa em três oportunidades, Chuteira de Ouro em duas e Bola de Ouro também em duas oportunidades, o "Fenômeno" apresentou ao futebol a nova explosão física, adquirida com os novos procedimentos físicos, adotados a partir da década de 90, e de muita habilidade, técnica e oportunismo. Sim, infelizmente, o dia chegou e Ronaldo irá anunciar sua aposentadoria amanhã, em entrevista coletiva.

Recebendo o prêmio da Bola de Ouro


Sem dúvidas, a carreira do Fenômeno daria um filme, com muitas histórias, vitórias e frustrações. Além dos prêmios individuais, o atacante foi campeão do Mundo em 94, sendo reserva da dupla Ronaldo e Romário, e sendo o protagonista no Pentacampeonato em 2002 e artilheiro com oito gols. Na Copa seguinte, ainda conseguiu entrar para a história como mais artilheiro de Mundiais, com 14 gols. Enfim, o currículo já credenciaria o jogador a qualquer grande homenagem feita por algum clube ou pelo próprio futebol.

Ronaldo é o maior artilheiro das Copas

Mas, além da carreira dentro dos campos, o homem tem muita história pra contar e, muito do que aconteceu fora de campo, influenciou em suas atuações. Ter inúmeras lesões no joelho, algumas no mesmo joelho direito, que marcou com a imagem do jogo entre Inter e Lazio em que o jogador voltava de uma longa inatividade justamente de uma lesão no joelho, só que no esquerdo, e se nota claramente o osso do jogador sair do lugar. Essas lesões traziam, sempre, questionamentos sobre a continuidade da carreira do jogador e, sempre, essa continuidade veio com novas marcas e novos títulos. Os famosos "Comeback's" resultaram em títulos e marcos, como na volta ao Brasil, jogando pelo Corinthians.

Apesar de não terminar a carreira como todos nós gostaríamos de ver, com títulos, jogando em alto nível, sendo decisivo como em toda a sua carreira, Ronaldo encerra hoje o que podemos chamar, com toda certeza, um carreira de muito sucesso. Ele será lembrado por todos aqueles que amam futebol como um dos maiores da história. Infelizmente, o Fenômeno não demonstra mais as condições mínimas para ser reconhecido como o jogador que foi e isso frustra muitos torcedores e críticos do futebol. Enfim, independente dos últimos meses, Ronaldo merece ser reverenciado como um dos maiores e todos os amantes do futebol no mundo e principalmente nós, brasileiros, temos muito que agradecer.

Obrigado, Fenômeno!
@Lima_Nelsinho.

2 comentários:

  1. Realmente o Ronaldo não podia continuar no estado físico da atualidade. De qualquer forma todos os torcedores do mundo tem que agradecer o Ronaldo por tanto futebol. A despedida de um gigante!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Um gênio, estará eternizado pra sempre.
    Obrigado R9. Abraços.

    ResponderExcluir