quinta-feira, 8 de abril de 2010

A tragédia anunciada!

Meus amigos, hoje não falarei de nenhum jogo, campeonato ou jogador. O Esporte, no estado do Rio de Janeiro, tem que ficar em segundo plano! Me pego vendo a preocupação do prefeito e do governador em resolver o problema do adiamento do jogo do Flamengo. Desculpa o termo, mais parace sacanagem! Amanhã, as 4 horas da tarde, um considerável contigente policial e de outros serviços públicos estarão no... Maracanã! E os mortos?! Pior, e os sobreviventes?! Aqueles que estão esperando por resgate! Decisão RIDÍCULA!!!

Mas voltando ao verdadeiro problema, aqueles que não vivem no Rio ou nunca estiveram na cidade do Rio ou arredores, devem estar se perguntando: Caiu tanta água assim ou a situação já era complicada?! Sim, caiu MUITA água! O maior volume em 44 anos. O fato é que essa chuva escancarou todo o problema. As mortes estão acontecendo seguidamente, ao contrário de anos anteriores em que o número de baixas não era "alarmante" para o podere público tomar alguma providência. Para se ter uma ideia, em um dos maiores terremotos da história, o Chile sofreu com um pouco mais de 400 mortes. O estado do Rio, em 3 dias de chuva forte, tem quase 200! Porém, mortes provocadas por chuva podem ser evidadas com o mínimo de planejamento social. Dos atingidos pela chuva, arrisco com toda a certeza que todos são pobres. O cara que mora no morro não tem pra onde ir, já que ele mora ali, em um clara condição degradante, sem inúmeros serviços básicos e sem nenhuma estrutura por falta de uma estrutura social que chegue a todos.O Governador do Estado deu declarações acusando os mortos de negligência! Que estes sabiam do risco que corriam. Pensei na hora: "Só faltou ele falar "bem feito"." O melhor que ele poderia fazer era ficar em silêncio, envergonhado por não ter dado as mnínimas condições de vida para a sua população.

Por fim, o Estado é o maior culpado em toda essa tragédia. Anos de omissão e descaso, estão sendo pagos agora por aqueles que não tem condição. Só resta, a essas pessoas, lutar e, infelizmente, chorar por seus mortos.

Nelson Lima Neto!

3 comentários:

  1. É muito triste tudo que estar acontecendo no Rio, aqui em sampa é sempre assim, trânsito e chuva, masvamos seguir em frente.

    ResponderExcluir
  2. Ridículo mesmo, vc falou tudo no texto!

    Só uma observação usando uma frase dita pelo baixinho:

    "Sérgio Cabral calado é um poeta!"

    ResponderExcluir
  3. Falando em baixinho e fugindo do tema, vale a pena comprar o Globo de hoje só pela entrevista do Romário no caderno de esportes.

    Sensacional!

    ResponderExcluir