segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O "esquema da discórdia"...

A polêmico começou quando "Loco" Abreu - o jogador mais lúcido em suas declarações que eu já vi no futebol - se mostrou insatisfeito com a forma de jogar do Botafogo. O time tinha acabado de virar um jogo complicado contra o Duque de Caxias e, nas palavras do atacante, se fosse uma equipe mais gabarita a vitória seria impossível de ser alcançada.

O
"Loco" Abreu é o maior ídolo do clube nos últimos anos e sua permanência é fundamental.

Pois bem, no dia seguinte, uma reunião entre o técnico Joel Santana e todo grupo foi feita para preencher as "arestas" existentes, onde cada um expôs a sua opinião sobre o "esquema da discórdia". A história do zagueiro Joel como treinador apresenta muitos títulos, em sua grande maioria estaduais, com elencos de modestos à bom e, principalmente, com o trunfo de saber lidar com os jogadores.

No Botafogo da temporada passada, o início do ano ficou marcado pela conquista do estadual, quando poucos apostavam no "glorioso". A formação era altamente defensiva, procurando sempre as bolas levantadas na área para o uruguaio e os zagueiros. Com o passar do ano, e com algumas contratações para o setor ofensivo, a torcida pedia que o técnico lançasse o time mais para o ataque, mas a formação "defensiva" foi mantida e o Botafogo acabou o Brasileiro em 6º, bringando até a última rodada pela quarta vaga na Libertadores. 

O
Joel levou um time limitado ao 6º lugar na temporada passada com o "esquema da discórdia".

A questão central é: O Botafogo pode jogar de outra forma?! Conseguiríamos a classificação?! É motivo para a demissão do "Natalino"?! As minhas respostas são: Depende; O se não entra "em campo" e NÃO!

O Botafogo, pra mim, joga conforme as peças que possui. Joel não seria maluco de manter um sistema defensivo tendo boas peças para atacar. O Botafogo brigou até a ultima rodada com o esquema que joga até hoje, jogando com um elenco limitado comparado aos concorrentes. Joel Santana tem aproveitamento maior que 60%. Qual treinador conseguiu isso nos últimos anos?!

Caso "Loco" ou Joel, ou os dois, saiam do clube, o prejuízo para o clube que tem um bom futuro pela frente será enorme. Só nos resta torcer para que tudo permaneça como está.

Um grande abraço,
Nelsinho Lima.

3 comentários:

  1. se deu certo ano passado, pode dar certo de novo, o que o Loco tem que fazer é aproveitar as oportunidades que aparecem pra ele e botar na rede, é pra o que ele é pago, e o Joel tem que montar o time que ele acha que vai ganhar o jogo, é pra o que ELE é pago.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sobre o impasse entre Loco e Joel, o Botafogo tem que saber li dar com isso. O "Glorioso" não pode perder nenhum dos dois. São muito importantes.

    Comenta no meu blog? http://blogbolanarede.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. olá,acho que é muito falação da impresa,joel concerteza,já resolveu esse assunto!
    comente no meu blog: http://blogdogustavo-futebolnossapraia.blogspot.com/

    ResponderExcluir