quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Que volte a emoção!

O jornalismo esportivo terá, nos próximos anos, a oportunidade de revolucionar toda forma de transmitir o seu conteúdo. Porém, novos textos se fazem necessários em tempos de gigantesca seriedade. Textos como os de Nelson Rodrigues, Mário Filho, Armando Nogueira e outros mais tratavam o esporte, em especial o futebol, de uma maneira mais espetacular, mais cinematográfica, mais apaixonada!

Textos que tratam a arte do esporte, usando a arte da palavra. O esporte anda um tanto carrancudo, feio. O drible não tem mais a graça que tinha antes! Quando leio os textos que falam da emoção de ver Garrincha, Nilton Santos, Didi, Gérson, Jairzinho e outros grandes craques pelo Botafogo, penso como o futebol era mais legal anos atrás. Não preciso nem ler os textos, é só ver os vídeos dos gols feitos por esses craques que vejo como a torcida em um Maracanã lotado explodia de alegria, isso não quer dizer que a torcida de hoje não transmita a mesma alegria, mas a do passado contagiava o jornalista a escrever as palavras que nos fazem pensar e amar tanto o esporte. O jornalista hoje está mais preocupado em cumprir o prazo de entrega da resenha do jogo.

Textos literários para se referir a uma paixão é mais do que comum. Sendo o esporte uma paixão, por que não utilizar essa ferramenta para expressar as conquistas brasileiras ou o gol do título. Os próximos anos serão a oportunidade perfeita para a volta da emoção, de uma narrativa apurada, da renovação da qualidade na cobertura esportiva.

Um abraço,
Nelsinho Lima.

Para trocar informações com Nelsinho Lima é só adicionar no Twitter @Lima_Nelsinho. Saudações Alvinegras.

2 comentários:

  1. Ola Nelson
    Parabens pelo post
    Ultimamente a emoção das coberturas esportivas ficou um pouco esquecida, existe mais o lado comercial do que o esportivo.
    Já que tudo muda, porque não inovar tambem nesta área
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  2. Verdade cara. Vi uma palestra esses dias que fala dessa mudança. O Jornalismo esportivo tem 7 anos ae de muitos eventos e pode transformar a sua cobertura. Eu sinto muita falta desses textos. A gente via o futebol, principalmente, como algo mais apaixonante. Hoje, é apenas um negócio! Infelizmente.

    Valeu pelo comentário, abraços,
    Nelsinho Lima.

    ResponderExcluir