quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fluminense campeão brasileiro.

Postagem atrasada por motivos técnicos (fiquei sem internet) e pelo fim do período, mas arranjei um tempinho para falar do campeão brasileiro de 2010. O Fluzão chegou pra esse campeonato cotado como favorito, mas foi no decorrer do certame que o tricolor começou a se destacar. Com as contratações de Deco, Émerson e Washington, o Flu se tornou o principal candidato ao título. Além de contar com o melhor treinador do Brasil, Muricy Ramalho.

O Flu ideal seria assim:

O time jogaria no esquema 4-2-2-2. Ricardo Berna no gol, Mariano, Leandro Euzébio, Gum e Carlinhos - os dois melhores laterais do campeonato. A dupla de volantes com Diguinho e Valência. Deco e Conca armando o time. No ataque, Émerson e Fred. Um time que, no papel, estaria à frente da grande parte dos concorrentes. Porém, o campeonato é longo e tem os seus percalços.

Ao longo do campeonato, em decorrência de desfalques e suspensões, Muricy encontrou na formação com 3 zagueiros - Gum, André Luis e Leandro Euzébio - uma estabilidade para defender e atacar. Com a proteção da zaga feita por Diogo, na grande parte do campeonato, Mariano e Carlinhos puderam se destacar demonstrando a força no apoio. Resultado, o tão perseguido Washington se tornou artilheiro do tricolor no campeonato, municiado por Conca, o melhor de toda a competição! Além deles, Émerson teve grande destaque antes de se lesionar.

Agora, apresento-lhes o Flu da final:

No jogo final, contra o Guarani, o time adotou a formação com 3 zagueiros, com Valência fazendo o papel de ficar na sobra, saindo para o jogo quando o Flu tinha a posse da bola. Carlinhos e Mariano podiam atacar com tranquilidade. Júlio Cesar entrou na vaga do lesionado Deco, porém não agradou e foi substituído pelo coração valente na segunda etapa.

Esse campeonato mostrou, como o de 2009, que um time bem montado, independente da alta qualidade das peças - sendo elas com um mínimo de qualidade - nas mãos certas, como a do TETRACAMPEÃO Muricy Ramalho, darão resultado. A vitória tricolor foi altamente merecida. Tem um grande técnico, um craque e regularidade.

Agora é pensar em vôos mais altos.

Na próxima postagem, a seleção do campeonato!

Grande abraço,
Nelsinho Lima.

2 comentários: